terça-feira, julho 01, 2008

Vale a pena ler

Vestibular....hum!! Qual carreira seguir?
Este artigo ajudará os estudantes a conhecer um pouquinho sobre a profissão.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O PROFISSIONAL

Para se ter idéia da importância desse profissional, basta dizer que toda empresa é obrigada legalmente a contratar os seus serviços, pois ele é um gerente de informações.Essa profissão é o estudo e a prática dos registros e controles que demonstram a situação contábil de pessoas físicas e jurídicas. O contador é um especialista em planejamento tributário, em análise financeira.

O MERCADO DE TRABALHO

“O contabilista é um profissional voltado para a informação. Um dos melhores caminhos para o profissional é a auditoria. A demanda e tão grande por auditores que o estudante consegue emprego antes de se formar.Outra área que está acontecendo e prometendo é a de controllers. O profissional também pode montar consultorias independentes.”
Prof. Lázaro Plácido LisboaPUC - São Paulo.

A profissão é regulamentada pelo Decreto Lei 9295, de 27/05/1946. Os profissionais são representados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade. O CURSOO curso tem a duração de quatro anos. O estudante precisa gostar de matemática, mas nem tanto quanto se imagina, pois a disciplina é forte em apenas três semestres.Entre as disciplinas do currículo: análise de balanços, técnicas contábeis, estatística, contabilidade geral e comercial, auditoria e análise de balanço, técnica comercial, administração, direito tributário, etc.

FONTE: Professor Wagner Horta Guia 2001 - Guia Oficial do Ensino
http://educaterra.terra.com.br/educacao/profissoes/2000/09/26/003.htm