sexta-feira, outubro 31, 2008

IMPOSTOS

Quanto, onde, quando e como você paga os impostos?


A maioria da população brasileira não sabe ao fundo o que paga de impostos, não sabe os percentuais, não tem idéia como são organizados e distribuídos esses temíveis tributos.


Conheça um pouco do assunto:

Definição

Imposto é uma quantia paga obrigatoriamente por pessoas ou organização para um governo, a partir de uma base de cálculo e de um fato gerador. É uma forma de tributo. Ele tem como principal finalidade, custear o Estado para que em contrapartida, haja por parte do Estado, obrigação de prestar esse ou aquele serviço, ou realizar determinada obra relativa ao contribuinte. O campo da Economia que lida com a tributação é o de finanças públicas.

Impostos podem ser pagos em moeda (dinheiro) ou em mercadorias (embora o pagamento em mercadorias nem sempre seja permitido ou classificado como imposto em todos os sistemas tributários. No Brasil, para toda forma de tributo, apenas é aceito em forma de moeda). Os meios de taxação, e os usos dos fundos levantados através de taxação, são assunto de discussões calorosas em Políca e Economia, de modo que discussões sobre impostos são freqüentemente tendenciosas.

Em teoria, os recursos arrecadados pelos governos deveriam ser revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens públicos (de serviços públicos como saúde, segurança e educação a investimentos em infra-estrutura: estradas, portos, aeroportos, etc. - e sua manutenção). Na prática, porém, impostos não possuem vinculação com o destino das verbas, ao contrário de taxas e contribuições de melhorias. Embora a lei obrigue os governos a destinarem parcelas mínimas da arrecadação a determinados serviços públicos - em especial à educação e à saúde -, o pagamento de impostos não confere ao contribuinte qualquer garantia de contraprestação de serviços.



O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).

Lista dos principais impostos cobrados no Brasil são:

Federais
IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.-


IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).

ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

Estaduais
ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)


Municipais
IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)

ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos

ISS - Impostos Sobre Serviços.


Fique de olho no imposto, para mais informações consultem o site que achei interessantíssimo: http://www.deolhonoimposto.org.br/.

Cuide bem do seu bolso!


quinta-feira, outubro 30, 2008

A crise mundial x Brasil

Lula insiste em dizer que a crise dos EUA não afetará o Brasil e incentiva o consumo.
Para muitos economistas, a avassaladora crise irá atingir todos os países.
No dia-a-dia, já vivenciamos esse reflexo: aumento dos preços dos alimentos, dos aluguéis, produtos para construção, a redução de créditos oferecidos pelas grandes lojas, financiadoras, bancos em geral e aumento das taxas de juros.
Não somos especialistas em economia, mas do nosso bolso temos que saber cuidar.
A hora é poupar sem correr muitos riscos, comprar apenas o necessário e esperar essa nuvem negra ir embora.

Onde isso vai parar?
Vote na enquete: Você concorda com Lula?



Selecionei duas reportagens da Rede Globo que mostram o reflexo da crise no Brasil e a motivação do nosso presidente ao consumo.









Fontes:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM903914-7823-LULA+PEDE+AOS+BRASILEIROS+QUE+CONTINUEM+COMPRANDO,00.html, acesso 30 out. 08

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM904198-7823-BANCOS+NAO+REPASSAM+AOS+CONSUMIDORES+OS+BENEFICIOS+QUE+RECEBEM+DO+GOVERNO,00.html , acesso 30 out. 08