terça-feira, maio 26, 2009

Dia da Liberdade de Impostos


Ontem, dia 25-05-09, foi marcado com protestos promovidos por diversas instituições em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Com a intenção de mostrar quanto se paga de impostos na gasolina, diversos postos reduziram o preço simbolizando o abuso dessa cobrança.

Nosso país é um dos que mais cobram impostos do mundo, é preciso trabalhar 145 dias ao ano para quitar os tributos exigidos pelo governo.

O objetivo principal foi demonstrar para a população qual parte do preço de um produto vai para o governo que consequentemente deveria investir em saúde, educação e segurança.

Até onde isso vai parar?

sexta-feira, maio 22, 2009

TECNOLOGIA NAS EMPRESAS

Dentro do mundo globalizado, a tecnologia de informação possibilita a constante atualização de dados e integração dos sistemas trazendo com isso informações em tempo real, de forma integralizada e potencializando os processos.

O mercado hoje, mesmo que competitivo pode ser democrático, tendo em vista que qualquer empresa, sendo ela de pequeno ou de grande porte, poderá ter um sistema informatizado e integralizado, devido à queda do custo dos computadores e softwares incentivados pela onda da modernização. Mas a empresa deve atentar-se ao objetivo que tem em relação à ferramenta a ser utilizada, levando em consideração a atividade da empresa, a quantidade de clientes, empregados, fornecedores, o orçamento, as análises financeiras, etc., comparando o custo/benefício do sistema, incluindo a sua manutenção. Ao definir os focos e os objetivos da empresa, deverá avaliar a capacidade e preparação dos usuários do sistema e até comparar com outras empresas que já utilizam o programa.

Uma empresa informatizada terá muitas vantagens como a otimização do tempo, a facilidade na obtenção de relatórios e conclusões, organização, controle interno das operações, interação entre dados, entre funcionários, gestores e também entre fornecedores, facilitará a coleta e transmissão de documentos, tributos e notas fiscais, reduzirá processos burocráticos e aumentará também a segurança.

Um fato contrário e de grande relevância é a dificuldade de obtenção da tecnologia da informação por pequenas empresas, devido ao custo de treinamento e manutenção, por não se tratar de um evento isolado ou simples, é um processo contínuo e que exige investimento.

Dessa forma, a informatização juntamente com a gestão de custos é de extrema importância para qualquer tipo de empresa possibilitando maior competitividade no mercado, melhor atendimento, melhor produtividade, aumento da capacidade, de resolução de problemas com agilidade, diminuição de desperdícios e custos, aumento de investimentos e atratividade, além de auxiliar o gestor na tomada de decisão, visando assim o aumento do lucro.

Sônia Soares

terça-feira, maio 19, 2009

De olho na inflação.

Boa notícia anunciada pelo site G1 da Globo, tomem nota:


Inflação recua na maioria das capitais pesquisadas, mostra FGV
Maior recuo foi verificado em Belo Horizonte.Recife mantém taxa mais alta entre as capitais, de 1,10%.

A taxa de inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuou em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na passagem da primeira para a segunda semanas de maio। .





A maior queda, de 0,22 ponto percentual, foi verificada em Belo Horizonte, onde o indicador passou de 0,85% para 0,63%. Em Brasília, a queda foi de 0,12 ponto percentual, de 0,41% para 0,29%. Os demais recuos foram registrados no Rio de Janeiro (de 0,35% para 0,22%) e em São Paulo (de 0,56% para 0,43%). A inflação no Recife sofreu aceleração de apenas 0,01 ponto percentual – o suficiente, no entanto, para que a capital pernambucana mantivesse a taxa mais alta entre as capitais, de 1,10%. Houve alta também nas taxas de Porto Alegre (de 0,56% para 0,63%) e Salvador (de 0,63% para 0,77%).
Gráfico mostra a variação do IPC-S no conjunto das capitais (Foto: Editoria de Arte/G1)

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1159192-9356,00-INFLACAO+RECUA+NA+MAIORIA+DAS+CAPITAIS+PESQUISADAS+MOSTRA+FGV.html. Acesso em : 19-05-09.

Inflação? Entenda um pouco...

INFLAÇÃO é o aumento contínuo, persistente e generalizado dos preços. A inflação chegando em zero é quando há estabilidade nos preços.

Inflação da Demanda: é quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponíवेळ.


Inflação de Custos: é associada à inflação de oferta. Ocorre quando o nível de demanda permanece e os custos aumentam. Aumentando o custo, ocorre a retração da produção aumentando os preços de mercado.

Índices de Inflação: possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).