sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Negócio em casa

Muitos brasileiros têm o sonho de ser um empreendedor e ter seu próprio negócio. Esse sonho poderá ser realizado até mesmo em casa, mas exige muita disciplina, planejamento e dedicação.

Veja algumas dicas, retirada da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, acesse:



Conheça os detalhes que fazem a diferença



As sugestões abaixo foram obtidas com professores e consultores da FGV, do Ibmec e do Sebrae e a partir do livro 101 Maneiras de Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa, de Dan Ransey. Confira.



- Antes de começar qualquer negócio, procure conhecer a fundo o ramo em que pretende investir. Analise a concorrência na região, faça cursos, vá a feiras e seminários, pesquise produtos e serviços similares na internet, identifique seus futuros clientes e suas necessidades. E, claro, faça um plano de negócios



- Fique atento às questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos. Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza são algumas das cidades do país que têm legislação específica para quem trabalha em casa. Verifique a legislação que rege o zoneamento do bairro onde você mora e veja se há qualquer impedimento para a abertura de empresa em casa



- Não se esqueça de pedir o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade



- Solicite um segundo alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária, caso você pretenda trabalhar com alimentos. A legislação tem regras rígidas: a cozinha, por exemplo, não pode ser a mesma usada por moradores. Precisa ser instalada em área independente, com azulejos até o teto e piso impermeabilizado, entre outros itens



- Procure instalar uma entrada independente para receber clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários. Isso dá um ar mais profissional ao negócio. Não há nada pior do que atravessar a sala, onde a criançada está na maior folia ou a família está se alimentando, para chegar ao balcão de uma empresa



- Concentre suas atividades num único espaço, não invadindo os demais cômodos da casa. Sua família não precisa compartilhar sua rotina profissional. Prepare um espaço (quarto, edícula, garagem) para sediar o novo negócio. Use os mesmos tipos de móveis e equipamentos que adotaria num ponto comercial



- Planeje com cuidado o espaço da casa que você ocupará para trabalhar, até mesmo adotando tratamento acústico nas paredes, para que sons de atividades domésticas (como crianças, televisão e aparelhos de som) não interfiram em seus telefonemas



- Tenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio. Atenda sempre de modo formal e, na sua ausência, prefira a secretária eletrônica à ajuda de familiares para anotar recados. Estude o caso de contratar os serviços de escritórios virtuais. Com eles você pode ou não ter um espaço para trabalhar, pode alugar salas apenas para reuniões e usar diversos serviços, como os de copiadora, motoboy, recebimento de correspondência, atendimento telefônico profissional, etc.



- Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa. Para isso você precisa pagar uma taxa de R$ 50 por ano ao órgão responsável pelo registro de domínios. São eles: Fapesp (www.registro.br); Verisign (www.verisign.com.br); e Network Solutions (www.net- worksolutions.com). Um site é um ótimo cartão de visita e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio. Além disso, ao registrar o domínio, você também recebe um e-mail (voce@suaempresa.com.br), o que dá uma aparência mais profissional aos contatos feitos com clientes e fornecedores



- Defina horários para o início e o término do expediente. Um pouco de disciplina nos horários não faz mal a ninguém e ajuda na sua qualidade de vida e na de sua família



- Organize e administre bem seu tempo. Cumpra prazos e compromissos com o cliente. Não é porque você está numa garagem que não precisa ser pontual, ter bom preço e produtos de qualidade



- Estabeleça regras claras com sua família, para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa. Separe a pessoa física da pessoa jurídica. O caixa da empresa não pode ser confundido com o cofrinho da família



- Cuide da aparência. Não é porque está trabalhando em casa que pode apresentar-se de chinelo ou de camiseta furada. Vista-se como se fosse ao escritório. A aparência conta pontos preciosos na conquista de respeito e confiança de clientes, fornecedores e empregados



- Lance mão de terceirizar serviços como: entregas, cópias ou fabricação.









quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Internacional — China e Estados Unidos lideram crescimento de 31% em 2009


Investimentos em fazendas eólicas em países como o Brasil tem um custo bem menos tanto financeiro como ambiental.

Em Minas Gerais, desde julho de 1994, opera a Usina Eólio - Elétrica Experimental de Morro do Camelinho, no município de Gouveia, Serra do Espinhaço (Norte de Minas).


Confiram a matéria feita do Greenpeace:



O Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council) divulgou hoje os números do avanço de projetos de energia eólica no mundo em 2009. A capacidade instalada cresceu 31% em 2009, passando de 120, 8 GW para 157,9 GW (ou 157.900 MW). Estes números têm superado as projeções mais otimistas do Greenpeace e surpreendido inclusive até mesmo a indústria eólica.


O crescimento representa cerca de três usinas de Itaipu e aconteceu em grande parte na China, que acrescentou 13 GW e dobrou sua capacidade instalada pelo terceiro ano seguido. Os Estados Unidos vieram com a segunda maior contribuição, de 9,9 GW, e seguem como o país com maior capacidade de energia eólica no mundo, com 35 GW. A Europa instalou 10,5 GW no ano passado, liderados por Espanha (2,5 GW) e Alemanha (1,9 GW).
"A continuidade do rápido crescimento da energia eólica, apesar da crise financeira e da recessão econômica é uma prova da capacidade de atratividade desta tecnologia limpa, confiável e rápida de instalar. A energia eólica se tornou a fonte que mais cresce em cada vez mais países do mundo", disse Steve Sawyer, Secretário Geral do GWEC. "Apesar da falta de consenso nas negociações de Copenhague, a energia eólica continuou a crescer graças a políticas energéticas nacionais em seus principais mercados", disse ele.


O mercado global de turbinas eólicas movimento cerca de 63 bilhões de dólares em 2009, empregando cerca de meio milhão de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a GWEC. Os 157,9 GW de capacidade instalada economizam cerca de 204 milhões de toneladas equivalentes de carbono por ano. Estes números não deixam dúvidas de que a energia eólica é a escolha certa tanto para a economia, quanto para o clima.


O Brasil, que havia fechado 2008 com 400 MW instalados, agora conta com 660 MW de capacidade instalada. A conclusão das usinas contratadas pelo Proinfa (Programa Nacional de Incentivo às Fontes Alternativas) e o impulso dado pelo primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, devem elevar este número a 3 mil MW em 2012.
“O Brasil tem todas as condições de aproveitar seu gigantesco potencial eólico e posicionar-se entre os países de maiores gerações no mundo. Para tanto, o Greenpeace vem trabalhando no fortalecimento das políticas energéticas para novas fontes renováveis no país e pede a realização de leilões anuais de 1000 MW para a fonte eólica.” declarou Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil.



Dicas para aumentar a produtividade e ganhar tempo

Agora, mais do que nunca, o mercado exige que seus colaboradores trabalhem com inteligência e com agilidade. Vejam algumas dicas que podem ser úteis.

1. Organização: o primeiro passo para conseguir essa meta é se organizar.
Separe um dia ou mais para examinar o seu computador ou notebook, organize suas pastas e seus arquivos por temas, por datas ou como achar mais fácil para encontrá-las. Limpe e exclua o que não for necessário. Livre-se de qualquer programa que você não precisa mais.
Isso vai melhorar o desempenho de seu computador e facilitará a procura do que precisa.


2. Identifique e elimine as distrações: algumas pessoas têm facilidade de trabalhar com barulho, pessoas conversando ao redor, rádios e telefones tocando. Para aquelas que perdem a concentração facilmente, procure um lugar com sossego necessário para executar suas tarefas, leve o seu notebook e tente usar fones que reduzem ruídos externos ou trabalhe em casa, se for possível.


3. Descanse bastante: Mens sana in corpore sano, quem não conhece esse provérbio? Então, se cuide! Exaustão não combina com trabalho eficiente. Durma bem todas as noites, faça pausas durante o dia, alongue-se e caminhe pelo menos de alguns minutos durante o trabalho. Isso o despertará.


4. Priorize e delegue: enumere suas tarefas diariamente, priorize o que for mais importante e aquelas que requerem mais esforço. Tente seguir esse cronograma, assim evitará desperdiço de tempo e de energia. Verifique se alguma das tarefas poderá ser feita por outra pessoa com mais tempo ou mais qualificada. Saber delegar faz parte do processo para se obter eficiência.


Sônia S. Godoy

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Introdução à Contabilidade Ambiental


Em nome do progresso, as organizações não se preocupavam com a escassez dos insumos e com as alterações climáticas provocadas pela produção desenfreada, tampouco com o equilíbrio do ecossistema e muitas usaram de forma insustentável os recursos da natureza.

Com a globalização da economia e conscientização da sociedade, marcada em 1972, através da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, veio a necessidade de conciliar a produção com preservação do planeta, com o intuito de reduzir a emissão de gases que produzem o efeito estufa e também economizar água, utilizar a reciclagem, a gestão correta de resíduos, o controle do desmatamento e revitalização das áreas afetadas, trazendo assim melhor qualidade de vida.

Para atingir esse objetivo, deve-se implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) capaz de colocar em prática uma política ambiental elaborada pela empresa, fixar metas e um plano de atuação conciliado ao meio ambiente, seguindo a legislação ambiental e contábil.

Há uma grande cobrança por parte da sociedade em geral, dos órgãos de proteção do meio ambiente e consequentemente pelas partes interessadas, acionistas, stakeholders, que exigem um produto ou serviço de qualidade, produzidos sem agressão ao planeta, atendendo a uma política ambiental, tendo responsabilidade social e sustentabilidade.

A Contabilidade Ambiental é usada como ferramenta necessária para tomada de decisão e capaz de demonstrar através de relatórios transparentes e relevantes, não somente a mensuração, a evolução da situação patrimonial econômica-financeira, mas também registrar a degradação causada, os investimentos e ações em termos de preservação ambiental.

A Gestão Ambiental juntamente com Contabilidade Ambiental têm objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela atividade empresarial e trazer ações para revitalização e proteção do meio ambiente através de sistemas de controle, planejamento e práticas sustentáveis.


Sônia S. Godoy