quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Dicas para aumentar a produtividade e ganhar tempo

Agora, mais do que nunca, o mercado exige que seus colaboradores trabalhem com inteligência e com agilidade. Vejam algumas dicas que podem ser úteis.

1. Organização: o primeiro passo para conseguir essa meta é se organizar.
Separe um dia ou mais para examinar o seu computador ou notebook, organize suas pastas e seus arquivos por temas, por datas ou como achar mais fácil para encontrá-las. Limpe e exclua o que não for necessário. Livre-se de qualquer programa que você não precisa mais.
Isso vai melhorar o desempenho de seu computador e facilitará a procura do que precisa.


2. Identifique e elimine as distrações: algumas pessoas têm facilidade de trabalhar com barulho, pessoas conversando ao redor, rádios e telefones tocando. Para aquelas que perdem a concentração facilmente, procure um lugar com sossego necessário para executar suas tarefas, leve o seu notebook e tente usar fones que reduzem ruídos externos ou trabalhe em casa, se for possível.


3. Descanse bastante: Mens sana in corpore sano, quem não conhece esse provérbio? Então, se cuide! Exaustão não combina com trabalho eficiente. Durma bem todas as noites, faça pausas durante o dia, alongue-se e caminhe pelo menos de alguns minutos durante o trabalho. Isso o despertará.


4. Priorize e delegue: enumere suas tarefas diariamente, priorize o que for mais importante e aquelas que requerem mais esforço. Tente seguir esse cronograma, assim evitará desperdiço de tempo e de energia. Verifique se alguma das tarefas poderá ser feita por outra pessoa com mais tempo ou mais qualificada. Saber delegar faz parte do processo para se obter eficiência.


Sônia S. Godoy

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