quinta-feira, outubro 01, 2009

BOA NOTÍCIA

Depois de um período de desastres econômico, o FMI , decreta: FIM DA RECESSÃO MUNDIAL!
O Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou o término da recessão, embora o alerta era que a recuperação seria lenta, nesta quinta-feira, divulgou essa BOA notícia, embasada no crescimento da Ásia e em outros países.
O mundo sofrerá uma contração em 2009 de três décimos menos que o previsto em julho, até 1,1%, mas esse resultado se deve ao terrível princípio de ano.
Para o ano que vem se prevê um crescimento de 3,1%, frente estimativa anterior de 2,5%.
"A economia mundial parece expandir-se de novo, empurrada pelo forte desempenho das economias asiáticas e a estabilização ou modesta recuperação no resto do planeta", afirmou o organismo em seu relatório "Perspectivas Econômicas Mundiais", divulgado em Istambul. Isso levou a uma revisão em alta das previsões por países em geral, especialmente em 2010.
O Brasil, o mais beneficiado pelas revisões de dados entre os países grandes, se contrairá 0,7% em 2009 e crescerá 3,5% o próximo ano.
Os dados indicam que o rebote após a maior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial não chegará tão alto como em anteriores recessões. "O ritmo da recuperação é lento", afirmou o FMI. Os estímulos fiscais e monetários impediram que se levantasse o espectro da depressão, o que encorajou às bolsas na segunda parte deste ano, de acordo com o organismo.
O FMI acredita que suas economias se movimentarão lentamente em grande parte de 2010 e que o desemprego continuará em alta.
"Os governos deveriam estar prontos para anunciar novas iniciativas se fosse necessário", disse. Além disso, dada a fragilidade da subida qualquer imprevisto poderia frustrá-la, como um novo aumento do petróleo, uma epidemia de gripe A H1N1 mais forte ou o aumento do protecionismo, de acordo com o relatório do FMI.

Pelo menos, há uma esperança nessa reação do mercado.

Nenhum comentário: