quinta-feira, maio 15, 2008

“Indicadores financeiros X Indicadores não-financeiros: sua importância para a tomada de decisão”.


Balanced Scorecard (BSC) – indicadores não-financeiros: Trata-se de uma metodologia de mensuração do performance empresarial, base para o planejamento e execução da estratégia. Relativamente nova, criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, essa metodologia tem atingido ótimos resultados e grau de satisfação em todo o mundo. foi desenvolvido para solucionar a grande insatisfação dos executivos em seus sistemas de avaliação do performance e relatórios gerenciais, que quase em sua totalidade não possuem indicadores não-financeiros, impossibilitando uma avaliação efetiva da empresa. Somente com dados financeiros não é possível, por exemplo, avaliar se a empresa está diminuindo a satisfação do consumidor ou executando bem outros pontos estratégicos, que no longo prazo afetarão os indicadores financeiros. O BSC é uma metodologia de mensuração do performance empresarial que possui em média 20 a 35 indicadores, na maioria não-financeiros, criados junto com o planejamento estratégico da empresa. São criados indicadores de pontos estratégicos, a partir de 4 perspectivas estratégicas: aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e finanças.
Todos esses indicadores se interligam em uma relação de causa e efeito, criando um mapa estratégico para atingir os objetivos finais da empresa: os objetivos financeiros e o atingimento da visão.
Saiba mais: http://www.ucj.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=56&Itemid=1


A tomada de decisão em uma empresa consiste na escolha da melhor opção, que se traduz numa ação de alocação de recursos, o ideal é chegar a um resultado esperado com maior eficiência e eficácia, com menor desperdício de recursos, como tempo ou dinheiro possível. Para facilitar, auxiliar a tomada de decisão é preciso usar índices financeiros e não-financeiros.
Embora sejam dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser conjugadamente ponderados.

Nenhum comentário: